Tecnologia Limpa - Energia solar pode revolucionar a produção agrícola
18/07/2020 22:24 em Meio Ambiente

A energia solar pode ser a chave para reduzir os custos de produção de qualquer operação agrícola ou hortícola.

Laticínios, avicultura ou criação de ovinos, grãos em crescimento ou outras culturas — todo tipo de fazenda, incluindo vinhedos, pomares e outras operações especializadas — envolvem muitas práticas intensivas em energia. Usar a energia solar nesse contexto faz sentido como uma solução prática para reduzir o uso e a despesa com energia agrícola.

Dezenas de opções de alta tecnologia estão disponíveis hoje para o uso de sistemas fotovoltaicos na agricultura e horticultura. As técnicas solares passivas, como organizar as linhas de plantio e projetar ou atualizar os edifícios para aproveitar a luz do sol, custam pouco no geral, mas oferecem a capacidade de aumentar a produtividade de uma fazenda.

Os sistemas de painéis fotovoltaicos podem aproveitar a energia do sol para bombear água para irrigar plantações e alimentar máquinas e equipamentos agrícolas. As tecnologias solares também podem ser efetivamente usadas para fornecer luz, calor e ventilação aos edifícios da fazenda e dos rebanhos.

A criação de uma fazenda solar pode ser financeiramente compensadora. É bom para o planeta também, especialmente porque é perceptível quanto dano o carvão e o gás estão causando ao meio ambiente.

No entanto, ninguém pode dizer que é fácil e, além disso, os custos da exploração solar podem ser elevados, tanto durante a instalação inicial quanto para pagar pela manutenção em curso.

As fazendas solares têm sido particularmente favorecidas pelos agricultores aráveis que buscam diversificar e gerar novos fluxos de renda a partir da terra. Entretanto, os custos de instalação de uma fazenda solar podem ser substanciais.

Há duas opções: é possível financiar a instalação dos painéis com um empréstimo ou criar um grupo cooperativo e permitir que os membros da comunidade invistam e se beneficiem do esquema. Isso está provando ser uma das opções mais populares e as comunidades que a escolhem estão tendo um bom retorno dos seus investimentos.

Com uma cooperativa comunitária, cada membro é convidado a comprar ações da empresa, com fundos destinados à instalação e ao funcionamento da fazenda.

Avanços recentes na tecnologia solar e quedas nos preços de instalação fizeram com que o uso global de energia solar continuasse a crescer significativamente. A energia solar na agricultura tem crescido, uma vez que os agricultores têm investido em tecnologia econômica e sustentável.

A energia solar é mais comumente usada para gerar eletricidade e aquecer a água, embora, se usada corretamente, a energia do sol possa ser aproveitada para suprir muitas funções úteis em toda a fazenda.

COMENTÁRIOS