Complexo de vira-lata - Ensaio sobre a cegueira
25/11/2019 10:16 em Política

Sou de uma das regiões mais pobres do país, onde milhares de crianças morrem de fome todos os anos, mas o que isso me importa se eu sou Flamengo, campeão brasileiro, campeão da Libertadores e futuro campeão mundial?

Lá no Rio de Janeiro eles costumam me chamar de Paraíba e de cabeça chata, mas isso não tem a menor importância, porque eu sou Flamengo, campeão brasileiro, campeão da Libertadores e futuro campeão mundial.

Minhas escolas públicas foram avaliadas como as piores do país, mas não me chame para protestar por essa causa chata, porque eu vou estar muito ocupado, batendo no escudo e postando no Insta e no Face, gozação com vascaínos nordestinos, para festejar a vitória do meu Flamengo.

Lá na terra do Flamengo, nem os jogadores nem a torcida, sabem sequer onde fica a minha cidade no mapa, nunca tomaram conhecimento da minha existência. E daí? O que me interessa é que eu sou Flamengo, campeão brasileiro, campeão da Libertadores e futuro campeão mundial.

Veja essas centenas de latinhas de cerveja espalhadas pelo chão, essa carreata com o paredão tocando o hino do time em volume estridente e esses fogos pipocando no céu. Isso é que é felicidade de verdade! É ou não é?

- Mas por que você não torce pelos times da sua terra?

- Todos times fracos. Não vão me dar essa sensação de que sou um vitorioso. Tenho baixíssima autoestima, preciso muito de alegria e de autoafirmação!

- Mas você não torce pros times daqui porque eles são fracos, ou eles são fracos porque você não torce por eles?

- Sai pra lá, seu estraga prazeres! Sem essa de pergunta difícil! O momento é de pura alegria! Vem comemorar com a gente! Não está ouvindo o grito da grande nação rubronegra tomando conta das ruas? Mengooooo! Mengoooo! Mengooooo! Somos os verdadeiros campeões!!!

- Campeões de que? Da pobreza? Da fome? Da desigualdade? Do analfabetismo?

- Não quero mais escutar o que você está dizendo! Láláláláláláláláaaaaaaa! Vem comemorar com a gente, seu besta! Mengooooooo! Mengooooo! Mengooooo!

 

 

COMENTÁRIOS