VIA3 - Um novo caminho na comunicação
27/09/2019 08:12 em Novidades

Meio ambiente, educação, saúde, arte, comportamento, economia... Sobre tudo issso você vai ver e ouvir aqui na VIA3, de uma maneira diferente da que está habituado a ver e ouvir na maioria dos outros meios de comunicação.

Nos últimos anos, são muitas as discussões sobre o custo benefício do advento da supercomunicação, que literalmente atropelou as formas de comportamento da humanidade, muitas delas estabelecidas há séculos.

O que antes era restrito a um grupo dominante, que controlava os meios de emissão da informação e que decidia sozinho o que deveria ser de conhecimento público ou não, passou a ser prerrogativa de qualquer um, bastando para isso que tenha um aparelho conectado à internet nas mãos. 

A maior das vantagens, sem dúvida alguma, foi a democratização dos espaços da comunicação; vozes que estavam completamente abafadas, grupos e pessoas que viviam na total invisibilidade, agora podem gritar pra todo mundo ouvir, com três comandos no celular.

Direitos novos foram adquiridos, abusos foram revelados e combatidos, e vivemos talvez a maior mudança de paradigmas de valores de toda a história da humanidade.

Junto com isso, não poderia deixar de ser, como acontece em todos os assuntos humanos, veio uma série igualmente numerosa de desvantagens. O  talento artístico por exemplo, perdeu espaço no cenário destacado, para a produção de lixo cultural, financiada pelo capital que visa exclusivamente o lucro fiunanceiro e considera a arte um subproduto.

A sedução do cosumo sobre as mentes incultas e despreparadas da maioria da população do planeta, se tornou absolutamente selvagem, criando e recriando necessidades fictícias, que caiaram no facilmente subornável gosto popular, produzindo em todas as partes o comportamento hoje em dia conhecido como efeito manada.

No mundo de poucos espertos que falam pra muitos bobos, quem não tem visão, inevitavelmente bate a cara contra o muro, como dizia o saudoso Raul Seixas.

Mas talvez nehuma outra mazela da nova era da comunicação tecnóliga seja capaz de causar maior dano, do que a manipulação política da informação, principalmente através dos noticiários.

Os políticos que fazem o jogo sujo da manipulação das massas no campo aberto da vida cotidiana levaram essa erva daninha para o universo da nova comunicação e ganharam espaço considerável.

Teorias tortas e aleijadas de governaça, trabalhadas por uma "boa" equipe de marketing, conquistam o comando de nações pelo mundo afora com uma facilidade cada vez mais surpreendente.

O palhaço da turma, agora, se viralizar, pode via a ser o presidente da república. O cantor desafinado e o compositor sem a mínima inspiração poética, podem ter milhões de likes e de acessos. 

Nós da VIA 3, não temos, absolutamente, a pretensão descabida de transformar o mal em bem. reconhecemos a relatividade de tais valores de acordo com o contexto de cada indivíduo.

Nossa missão aqui neste espaço, é trazer a discussão de temas transformadores, que, na nossa modesta visão, possam ser utéis ao desenvolvimento das ideias e dos comportamentos.

Dessa forma, talvez deixemos a nossa modesta contribuição através de uma comunicação criteriosamente escolhida, para melhorar o ambiente em que todos nós vivemos, não apenas o virtual, mas, principalmente, o real.

COMENTÁRIOS